quinta-feira, 9 de abril de 2009

Recibos e facturas

Boas! No outro dia deparei-me com o acumular rápido de recibos que tinha no carro, talões de gasolina, de portagens e de estacionamento. Isto tudo sem contar com os recibos de compras ou de outras coisas não relacionadas. Podem ver o que acumulei em apenas 1 mês e posso dizer que não sou um utilizador diário de carro.

Ora numa sociedade onde a reciclagem está em moda, preocupa-me que o controlo do gasto seja posto de lado em prol da reciclagem do excesso. No tempo dos nossos avozinhos poupava-se, talvez por diferentes motivos mas poderia servir de exemplo para os dias que correm. Deixo aqui uma sugestão ao nosso "primeiríssimo" José Sócrates. Já que aparenta ter presente a necessidade de se criarem plataformas de informação electrónicas como o cartão do cidadão. Por que não criar uma plataforma para facturas e recibos electrónicos, onde se poderia reunir os gastos de cada individuo. Isto tornaria mais fácil o preenchimento do IRS (se permitisse o cruzamento de dados) e o trabalho das finanças no que trata a fiscalizações pessoais ou até de empresas. Mas claro o mais importante, eliminaria a necessidade do papel!

3 comentários:

  1. Não achas que isso é um pouco... uma utopia? Tipo, já olhaste bem à tua volta? o nosso sistema de saúde e educação estão pelas horas da morte, e o nosso Primeiro aposta em cenas que não têm nada a ver.. Achas que ele vai apostar em algo útil?

    Sim sim.. vai sonhando, amigo....

    ResponderEliminar
  2. Acho que o país só andava para a frente. Assim facilmente as pessoas pediam a factura até de pequenas quantias e as empresas tinham que declarar tudo no final do ano!

    Acabava-se com a crise, ficariamos com o carro limpo e ainda facilitaria o trabalho no preenchimento do irs! Strunf a programador! ~=P

    ResponderEliminar