quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ser magro ainda está na moda?

Bom dia, pela segunda vez esta semana (yeah!!)...

A pergunta que hoje coloco, à parte de todas as bulimicas, proanas e esqueletos de passarela , é se realmente continua a estar na moda ser magro. Penso que já esteve mais... até porque agora a bela da banha a sair da calça exageradamente apertada, parece ser motivo "apetecível".
Parece-me a mim que, pelo menos nos EUA e provavelmente num futuro próximo cá, o que está na moda é deixar de ser gordo. Nem que seja à força toda, como tenho assistido por vezes no programa "The Biggest Loser". Sem dúvida que muita gente deve achar que ver gordos a suar é uma coisa interessante, mas não vou discutir aqui a carga emocional presente e forçada pelo programa (nada que um programa da manhã do Goucha não supere hahaha).
O que venho criticar aqui é o que se faz a estas pessoas. Vejamos, temos indivíduos que passaram mais de metade das suas vidas a comer "Fast Food" sem saber o que é dar uma corrida, e de repente querem coloca-los a fazer exercício "que nem tolos". Fazer com que percam 40 a 70 kilos em menos de 6 meses? É no mínimo violento e questiono-me o que fará ao corpo de uma pessoa com obesidade mórbida e pesos na ordem dos cento e muitos kilos.
Mais do que isso é a incapacidade de resposta para quando surge algum problema de saúde com um dos participantes e a falsa sensação de segurança que a equipa médica do programa me parece dar.
Nada me faz esquecer a cara de estupefacção do "personal trainer" do mesmo programa que estava a ver ontem, quando uma das participantes desmaiou na passadeira. Parece-me a mim que estes treinadores não sabem o que estão a fazer, e a demasiada motivação que estão a colocar na cabeça dos participantes leva-os a fazer coisas para o qual o seu corpo não está preparado. Sou uma pessoa que frequenta o ginásio à vários anos e só posso dizer isto, ninguém naquele estado ou que nunca tenha feito exercício a sério, consegue conhecer o seu limite físico num período de apenas 6 meses.
Apesar de tudo vivemos numa época onde ter objectivos fortes, ter um rumo, parece ser o mais importante e é isso que motiva estas pessoas. Infelizmente e mais uma vez em prol das audiências, a televisão abusa da vida das pessoas, pondo em causa a sua saúde e a até a sua própria vida. Tenham juízo!!

Até à próxima!

6 comentários:

  1. Ora, então presenciaste, com a mesma estupefacção que eu (SAO -> estupefação, parece-me), a cara do Bob (o tal PT) quando a madame Liz se espalhou ao comprido na passadeira! Pah, sou sincera, não estava nada à espera! LOL
    No entanto, acho que o programa faz muito mais pelos milhões de pessoas que o vêem (mais uma vez SAO -> vêm) em casa e que decidem mudar as suas vidas (indo pro ginásio, melhorando a nutrição, passando a brincar com os filhos na x de enfardar comida no sofá) do que propriamente pelos que lá estão. Se é violento? Pah, sim. Se é EXTREMAMENTE dificil manter o peso que se perde abruptamente (SAO -> abrutamente? - oh, men, que feio! - acho que esta se safa e fica mmo com o p LOL)? Sim, éeeeeeeeeeeeee. Mas olha uma coisa, não vale mais morrer a tentar fazer alguma coisa pela vida do que morrer sufocado em peitos de frango, bolos de chocolate, gelados de caramelo, hambúrgers e batatas fritas?
    O programa é só e apenas uma fonte motivacional (eu dava milhões p treinar 1 semana com eles LOL) e parece-me que àquela gente, perder 20 ou 40 quilos em 6 meses não é assiiiiiim de matar => tipo, eles pesam 3 a 4 xs mais que eu ou tu!

    Venha de lá esses programas, e que toda a gente saiba olhar para eles e retirar lições importantes de vida!

    ResponderEliminar
  2. Vem para cá a versão tuga do Biggest Loser! Acho que só temos a ganhar com isso! Eu pagava para treinar com a Jillian!!!! =D A Jillian rocks!!!! xD

    Mas sim, concordo com a Vannya, com o tempo que eles têm... eles têm que ser puxados ao limite...caso contrário nunca mais vêem resultados significativos e facilmente desmotivam. "I can't do it Jillian!" .. "YES YOU CAN"

    ResponderEliminar
  3. Eu entendo o vosso ponto de vista... mas eu quero ver se algum dia um dos concorrentes cair para o lado com uma embolia vascular ou cerebral, quero ver o que fazem. Infelizmente até no dia a dia isso acontece, mas fazer esta transição tão rápida de parados para muito exercício pode aumentar o risco. As coisas devem ser progressivas, senão trazem demasiados riscos. Riscos que a maioria das pessoas pode não estar a par. É só isso, quanto resto, siga lá com o exercício, a dieta e o bom estilo de vida :)

    ResponderEliminar
  4. Não sei bem o que pensar... Não do post propriamente dito, mas da altura em que o autor do mesmo, veio até ao pé de mim e me colocou à frente este texto. É que eu estou a dissecar um queque de noz, absolutamente gordurento e IMENSAMENTE calórico. Ora, estou indecisa entre o objectivo da acção: Dá-me a mim o queque que tu já tens a tua conta!, ou Dá-me a mim o queque que tu já tens a tua conta!
    Não sei...

    LN

    ResponderEliminar
  5. Olá
    Antes de mais, eu não vi esse programa mais do que 5 ou 6 minutos aqui e ali enquanto ando a fazer rondas pela sala de exercício (cardio musculação)sou personal trainer, trabalho num ginásio e tenho alguns conhecimentos em fisologia e anatomia e essas coisas e sou uma pseudo socióloga emocionalmente talhada para filosofar!

    Posto isto, a minha opinião como treinadora é que é possivel perder 30 kilos em 6 meses sem qualquer risco para a saúde, e como diz o strunf (Parabéns já agora :) a coisa tem de ser gradual, deve-se controlar o batimento cardíaco dos intervenientes e controlar a aliemntação deles só por si, já lhes diminui substancialmente o peso, pois a tendência natural do organismo é procurar um equilibrio e quando encontra essa possibilidade começa logo a restabelecer o peso desde que...se controle a quantidade de alimentos e o tipo ingeridos.

    Como instrutora, sei que sem a devida motivação, uma pessoa sedentária (magra, gorda, assim assim, seja o que for) não vai treinar. A motivação do programa é...não sei quantos mil dólares...o que dá aos treinadores o "ditreito" de os tratar daquela forma militarizada e exagerada. Sem os efeitos emocionais extrínsecos o programa não tinha piada, sem as motivações intrínsecas (a busca do pémio, fama, etc) também não se deixariam treinar daquela forma.

    Gostava de acrescentar...se o coração aguenta 200 kilos de gordura...e ainda bate...aguenta fazer exercício...tenho a certeza (quase absoluta) que há lá meios de lhes controlar a saúde que não são mostrados na série, como por exemplo de ajudas com médicos(plásticas) e fármacos (drogas de emagrecimento).

    Para filosofar um bocado...aquele é um programa de massas, mais um para a pessoa não se sentir tão mal consigo mesmo, mais um para ter o que falar, é um goucha em versão american style. Ninguém olha para aquilo e fica mais motivado, apenas se sente internamente melhor porque há "coitados" que realmente estão bem piores...(tipo telejornal).

    PS- Pedro "há" de haver é com H! :P

    ResponderEliminar
  6. Ora muito bem eu abomino os Reality Shows... Mas admito que gostei de ver o primeiro Big Brother.. =P

    Acho que esses programas a maior parte deles tem um guião que é seguido porque há situações que não me parecem que aconteçam naturalmente... No caso falado do Bigest Loser acho que é provável que eles tenham muito controlo no processo de emagrecimento das pessoas para que não aconteça nada de chocante diante as câmaras... As tantas já aconteceu mas nunca foi para o ar...

    É triste ver a propagação deste tipo de programas, que está num ponto em que um canal de música como a MTV passa a noite inteira a dar esse tipo de programas, com temas dos mais ridículos que nem vale a pena mencionar...

    Para se ver o nível desses programas e o facto que têm de haver um guião é o caso de um belo programa onde uma celebridade (dizam eles, porque eu nunca tinha ouvido falar na Tila Tequila) tinha de escolher um companheiro ou companheira... Então no último episódio ficou um rapazito e uma menina como é suposto, e a tal celebridade tinha de escolher um deles.... Ela escolheu a menina, mas a menina recusou-se a ficar com ela dizendo que não era aquilo que queria, ou seja, pensava que gostava de meninas mas afinal não. E lá ficou a pobre da celebridade abandonada a chorar a ter que voltar para uma “sesson” do programa porque não arranjou companheiro ou companheira ou quiçá ambos, sim por neste programas tudo é possível…

    ResponderEliminar