Portanto Feliz Natal a todos e boas entradas, é isso não é?
Julgo que não falta nada... senão surgir nada de parvo, até para o ano gente ;)
Tudo o que tem a ver com alguma coisa... devaneios, emoções, irritações, alibute, Bocage... é preciso dizer mais alguma coisa?
Aqui vai um post cujo tema gerou (e ainda gera) muita polémica...
É um tema que se debate regularmente e que costuma gerar muita confusão e também... muitos acidentes! E acho que, ainda hoje em dia, muita gentinha desconhece como funciona este “fenómeno da natureza”. Estou a falar de ROTUNDAS! Portugal parece o país das rotundas. Mas nem por isso os condutores sabem como circular nestes locais, batendo sistematicamente.
Vejamos o que dizia o Código da Estrada há uns bons anos atrás sobre rotundas:
Artigo n.º 14 - Pluralidade de vias de trânsito
1 - Sempre que, no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito, este deve fazer-se pela via de trânsito mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direcção.
2 - Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou estacionar.
3 - Ao trânsito em rotundas, situadas dentro e fora das localidades, é também aplicável o disposto no número anterior, salvo no que se refere à paragem e estacionamento.
Artigo n.º 15 - Trânsito em filas paralelas
1 - Sempre que, existindo mais de uma via de trânsito no mesmo sentido, os veículos, devido à intensidade da circulação, ocupem toda a largura da faixa de rodagem destinada a esse sentido, estando a velocidade de cada um dependente da marcha dos que o precedem, os condutores não podem sair da respectiva fila para outra mais à direita, salvo para mudar de direcção, parar ou estacionar.
Artigo n.º16.º
1 - Nos cruzamentos, entroncamentos e rotundas, o trânsito faz-se por forma a dar a esquerda à parte central dos mesmos ou às placas, postos ou dispositivos semelhantes nelas existentes, desde que se encontrem no eixo da via de que procedem os veículos.
Artigo n.º 49 - Proibição de paragem ou estacionamento
1 - É proibido parar ou estacionar:
a) Nas rotundas, pontes, túneis, passagens de nível, passagens inferiores ou superiores e em todos os lugares de visibilidade insuficiente;
Através destes brilhantes artigos, a lei não é clara e cada um assume aquilo que quer mas pelo que concluo, deve-se circular sempre na via de trânsito mais à direita e quem muda de direcção tem de dar prioridade a quem circula por fora, senão já sabem de quem é a culpa… E não é necessário dizer que não se pode parar nem estacionar dentro de uma rotunda (não é Zé?)!
Mas devido ao facto da lei não ser clara, a DGV lançou mais recentemente um documento que explica o comportamento que o condutor deve adoptar na circulação de rotundas:
1. O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:
- Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando antecipadamente quando pretender sair.
2. Se pretende tomar qualquer das outras saídas, deve:
- Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em função da saída que vai utilizar;
- Aproximar‐se progressivamente da via da direita;
- Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente anterior à que pretende utilizar;
- Mudar para a via de trânsito da direita antes da saída, sinalizando antecipadamente quando for sair.
Sinalização de manobras:
- Todas as manobras que impliquem deslocação lateral do veículo decorrente da mudança de via de trânsito ou saída da rotunda devem ser previamente sinalizadas.
Resumindo: 1ª e no máximo 2ª saídas, circula-se pela via de fora, 3ª ou mais saídas, circula-se pelas vias interiores conforme o número de vias que a rotunda possuir e consoante as necessidades. A forma correcta é circular sempre por dentro da rotunda, tomando a faixa exterior imediatamente antes da saída que queremos usar. Não é simples? E continua a ser proibido parar e estacionar dentro de uma rotunda! E desnecessário será dizer parar ou estacionar em cima das mesmas...
Ora boas, mais uma vez vou prendar-vos com uma glorificante estupidez vinda de mais uma das minhas viagens nos transportes públicos, mais propriamente no comboio urbano Aveiro-Porto (estão com sorte que desta vez não era de manhã :) ).
Estava eu, solitário no meu lugar, quando à minha frente se sentou um homem. Imediatamente reparei que não estava na presença de um simples e comum homem de meia idade, mas sim do verdadeiro tuga cheio de estilo!! Com muita coragem consegui tirar umas fotos com o telemóvel para poder ajudar na minha descrição. Vejam a foto (tive o cuidado de tapar as caras todas, sou tãooo simpático não sou? :P)
A mais visível é a barriguita de cerveja, seguida da sempre útil e masculina… bolsa de cabedal à taxista. Mas para último, tive de tirar em pormenor o que não se vê nesta primeira foto e que revela o verdadeiro ser deste dinossauro do estilo tuga! Vejam a foto hihihi…
Sim é verdade, é mesmo o que estão a pensar que estão a ver… é uma unhacaaaaaaa :D e não se contentando com apenas uma, ambos os mindinhos se encontravam munidos com esta poderosa ferramenta... simplesmente inspirador :)
E pronto, é tudo por hoje… espero que não tenha ofendido ninguém hehe fui!!